sábado, 5 de abril de 2008

Disco: Vampire Weekend - Vampire Weekend


Dir-se-ia que as altas temperaturas registadas numa fase prematura do ano são obra das alterações climáticas – mentira; esta situação é efeito directo da estreia homónima dos Vampire Weekend.

Neste disco, a fórmula de “canção simples” dos Belle & Sebastian é revitalizada e, à tal “pop de câmara”, juntam-se também uns certos toques de música africana. Um dos melhores exemplos disso mesmo é “Cape Cod Kwassa Kwassa”, que há já algum tempo dava que falar, através da demo Blue CD-R. E é também aqui que encontramos rimas com "Louis Vuitton", "reggaeton" e "Benneton" – elementos completamente díspares, perfeitamente capazes de fazer frente a rimas Sufjan-ianas como “Steven A. Douglas was a great debater, // But Abraham Lincoln was the great emancipator”. “Walcott” reserva um dos melhores momentos de todo o disco. É tema para deixar Britt Daniel bem atordoado e mostrar-lhe que, afinal nem sempre está sozinho.

De “Mansard Roof” a “The Kids Don't Stand a Chance”, este álbum brilha de exuberância, muito à custa da voz juvenil de Ezra Koenig e dos ritmos irresistíveis da bateria (precursão, peço perdão) de Chris Tomson. As composições não são propriamente orelhudas, mas é um disco que, ouvido repetidas vezes, continua a soar fresco e “divertido” (herança dos Orange Juice?). Os ritmos descontraídos e simples podem ser vistos como um ponto fraco, mas também devem ser entendidos como uma marca de originalidade.

Apesar de ser todo ele “summertime”, Vampire Weekend merece audição obrigatória em qualquer altura do ano e certamente fará parte das contas de muitos balanços finais, nos destaques do ano corrente.


Nota: 9/10


Vídeo: Vampire Weekend - A-Punk

Site oficial: http://www.vampireweekend.com/

Myspace: http://www.myspace.com/vampireweekend

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma avaliacao mais do que justa. Um grande album, sem sombra de dúvida...

Quanto ao blog, estao de parabens, tanto pelas ideias como de tudo o resto

Apenas peca por ter um aspecto pouco preenchido e por nao ter grande periodicidade, como ja reparei...